A manutenção é realizada seguindo algumas “normas”, verificar alguns detalhes que são de extrema importância para o bom funcionamento do elevador. Alguns deles verificados segundo as suas periodicidades.
Para uma manutenção mensal bem realizada existem alguns procedimentos que o técnico deverá fazer para que o elevador funcione perfeitamente, evitando a quebra ou desgaste de peças necessárias para o seu funcionamento adequado.
Lembrando que, o elevador é um meio de transporte elétrico, então mesmo ele sendo hidráulico ou elétrico ele irá ter problemas, assim como um carro, televisão, computador, etc.
Porém realizando uma manutenção mensal adequada o risco de ter “problemas” é muito baixo.
Abaixo estão listados os itens e afazeres de uma manutenção.
NA CASA DE MÁQUINAS
Inspecionar materiais indevidos e efetuar a limpeza
Inspecionar iluminação, chave geral (onde liga e desliga o elevador), ventilação, infiltração e extintor
Quadro de comando: Inspecionar contatos, contactoras, relés, fiação, painel e limpeza.
Máquina: Inspecionar ruídos, óleo, vazamentos, folga, limpeza e lubrificação.
Freio da máquina: Inspecionar lonas, disco (de freio), articulações, bobina e ajuste.
Seletor: Inspecionar contatos, fita, cavaletes e ajuste.
Cabos de tração e polia: Inspecionar desgastes, alongamento, tirantes e lubrificação.
Limitador de velocidade: Inspecionar cabos de aço, contatos e acionamentos.
NO TOPO DA CABINA E A CAIXA DE CORRIDA
Caixa de corrida: inspecionar iluminação
Porta de pavimento: Inspecionar travamento de trinco, contatos, gancho, fechador e soleira.
Botoeiras de pavimento: Inspecionar indicadores, botões e parafusos.
Limites: Inspecionar acionamento, limpeza de contatos e fixação.
Trincos de porta: Inspecionar o travamento, fixação e limpeza dos contatos
Rampa magnética: Inspecionar bobina, ajuste, lubrificação e articulações.
Botoeiras de inspeção: Inspecionar funcionamento.
Contatos de segurança: Inspecionar o funcionamento dos contatos elétricos
Corrente de compensação: Inspecionar o suporte da corrente
Corrediça da cabina e contrapeso: Inspecionar suportes, corrediça e ajustes
Lubrificador das guias: Inspecionar óleo e fixação
Operador de porta: Inspecionar motor, correias, amortecedor, contatos, ajustes e limpeza.
Guias de cabina e contrapeso: limpeza lubrificação e ajustes dos suportes.
POÇO
Chave PAP: Inspecionar funcionamento
Limites: Inspecionar acionamentos, limpeza de contatos e ajuste.
Molas / Amortecedor Hidráulico: Inspecionar óleo, fixação corrosão e limpeza
Polia Tensora: Inspecionar acionamento, contatos, canais, alinhamentos.
Freio de segurança: Inspecionar limpeza, lubrificação, contatos e ajustes.
Cabos de manobra: Inspecionar estado e fixação.
Fundo do poço: Sinalização, limpeza, escada, coletores de óleo, iluminação.
CABINA ou CABINE
Iluminação: Inspecionar iluminação, reatores, lâmpadas, ventiladores, espelho, corrimão, fixação.
Botoeira da cabina: Inspecionar botões, indicador de posição, alarme e interfone.
Viagem: inspecionar ruídos, nivelamento e trepidação
Porta da cabina: Inspecionar sensor, corrediças, borracha, roldanas, soleiras, ajuste e limpeza.
Esses são os passos para se realizar uma ótima manutenção mensal.
Observação: Devido ao número de contratos que algumas conservadoras possuem, é praticamente impossível que todas façam essa sequência de vistorias todos os meses, mas é imprescindível que regulamente elas façam essa completa vistoria.